segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

A VISÃO SISTÊMICA DA EDUCAÇÃO

 

Entender a educação pela perspectiva de uma visão sistêmica

 Na visão sistêmica o mundo é visto como um todo indiviso, fundindo-se todas as partes do universo. Conceber o mundo nessa totalidade exige considerar a produção do conhecimento como algo que se renova e precisa ser reconstruído com o mesmo dinamismo do processo de renovação do mundo para que possa dar conta da realidade que se manifesta nas relações sociais, portanto algo não estático.

No campo educacional, o enfoque sistêmico diz respeito a uma conceitualização do processo educativo como um sistema. Farinha (1990) defende que a educação, como fenômeno intrinsecamente humano, não pode ser concebida de forma isolada, pois é influenciada pelo desenvolvimento de outras ciências. Ao defender a presença da abordagem sistêmica na educação, o autor acrescenta que o fenômeno educativo acontece no contexto de sistemas.

O Processo educativo pode ser entendido como um sistema organizado, com elementos que interagem entre si de forma significativa. Nessa perspectiva, uma abordagem sistêmica em educação pode ser definida como orientação teórico - prática dos processos de interação e comunicação entre os componentes de um determinado sistema educacional.

A incorporação do pensamento sistêmico na política educacional brasileira foi formalizada com o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), criado em abril de 2007.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário